sexta-feira, 17 de março de 2017

Jucurutu sitio pinturas proximo a mina de ferro raios vem provocando quebradeiras em sorrotes

Sitio pinturas a cerca de 18 KM de cidade de Jucurutu, um local constatado por esse reporte que vem sendo um local muito atraentes de raios esse serrote fica a cerca de 500 metros de distancia da minha residência graças a Deus  e um para raio que tem na referida casa que vem sempre protegendo a residência  já que varias faisca vem caindo em cima dele

Tudo o que você precisa saber sobre raios, relâmpagos e trovões

Raios são mais comuns em locais de clima tropical. A cidade que mais recebe raios no mundo é Kifuka, na República Democrática do Congo. Mas, dada a extensão territorial do Brasil, é nosso país o campeão mundial na incidência de raios: são cerca de 57,8 milhões de ocorrências por ano. Para piorar, o aquecimento global e a urbanização contribuem para aumentar o fenômeno. Os cientistas do ELAT já verificaram o aumento das ocorrências nas grandes cidades, em relação às últimas décadas.

Registrado pelo fotógrafo Damião Oliveira, no último dia 12/03/2017, no sitio pinturas município de Jucurutu-RN


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou um estudo sobre a incidência de raios no Brasil. O número de mortes diminuiu nos últimos anos, mas o de vítimas atingidas dentro de casa cresceu.
Eles são espetaculares, mas perigosos. Os raios matam 120 pessoas por ano, em média, no Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
Dorílio Farias de 69 anos deu sorte de ter a filha enfermeira por perto. Ele foi atingido por um raio nesta terça-feira (27) enquanto trabalhava na roça em Martinópolis, no oeste do estado de São Paulo. Ele está no hospital.
“Ele estava carpindo com uma enxada, abrindo uma valeta, e de repente caiu o raio. E a minha irmã viu a fumaça entre o coqueiro e os pés de banana. Ela puxou a língua dele, lembrou de puxar a língua dele, conseguiu, e ele voltou”, conta Sandra Regina Silva, filha de Dorílio.
O raio já foi considerado um castigo dos céus para brecar a arrogância da humanidade. Foi no século 18 que o americano Benjamin Franklin provou que o raio é um fenômeno elétrico.
Os raios se formam dentro de nuvens cumulonimbus. Elas podem atingir até 18 quilômetros de altura e carregam um pacote completo, com ventos, gotículas de água, cristais de gelo e granizo. Quando o granizo e os cristais se chocam, trocam cargas elétricas. Esse processo rola milhões de vezes dentro de uma nuvem de tempestade e origina fortes descargas elétricas: os raios.
A pesquisa do Inpe mostra que o maior número de acidentes com raios acontece no campo. São as pessoas que trabalham em lugares abertos. Mas um dado surpreendeu os pesquisadores: a nossa própria casa pode ser uma armadilha. Quase 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa.
“São raios que caem próximos à casa de uma pessoa e o raio induz correntes elétricas na fiação, na rede elétrica e na rede telefônica. Exemplo disso que tem acontecido é pessoas falando ao telefone com fio, pessoas encostadas numa geladeira, pessoas tomando banho no chuveiro elétrico. Então evite ficar em contato com qualquer objeto ligado à rede elétrica ou à rede telefônica quando ocorrer uma tempestade próxima à sua casa”, explica o pesquisador do Inpe Osmar Pinto Júnior.

1
Encontre um abrigo imediatamente. Se você se encontrar preso em uma tempestade de raios, a chave para minimizar o perigo é se abrigar em uma estrutura de proteção. Enquanto a maioria das pessoas procura abrigo quando os raios parecem estar próximos, elas comumente esperam muito tempo para procurar esse abrigo. Se você pode detectar um raio, ele pode estar perto o suficiente para te atingir. Não espere ele cair bem ao seu lado (ou em cima de você) para ficar em segurança.
  • Edifícios grandes e frequentemente habitados (aqueles aterrados com encanamento, instalações elétricas e, se possível, pára-raios) são as melhores opções.
  • Se você não conseguir encontrar uma estrutura imponente, entre em um carro com o teto e as laterais de metal. Se o carro for atingido, a carcaça de metal vai conduzir a eletricidade ao redor de você, e não através de seu corpo. Certifique-se de que todas as janelas e portas estejam fechadas. Tenha cuidado para não encostar em qualquer metal -- se o fizer, o relâmpago será conduzido para o seu corpo. Não use o rádio.
  • Evite pequenas estruturas, como banheiros públicos independentes. Coberturas abertas e abrigos para chuvas também não são adequados. Estas estruturas vão atrair raios e não fornecem nenhuma proteção, tornando-os mais perigosos para se estar ao redor.
  • Ficar de pé sob uma árvore é uma péssima ideia. Raios atingem objetos altos, e se a árvore na qual você estiver próximo for atingida, seu corpo pode ser atingido com a mesma força ou sofrer ferimentos tão fortes quanto os sofridos pela árvore.
  • Traga seus animais de estimação para dentro. Casinhas de cachorro e outros abrigos para animais não são uma proteção adequada contra raios. Um animal de estimação amarrado a uma cerca tem um risco muito maior de ser atingido por um raio.
2

Fique longe das janelas. Mantenha as janelas fechadas e tente ficar dentro de salas internas do ambiente. Janelas fornecem um caminho direto para o relâmpago viajar. 

3

Não toque em nada de metal ou elétrico. Usar um telefone fixo é a principal causa de lesões relacionadas com raios nos EUA. Os raios podem viajar para dentro da casa através de qualquer material que conduza eletricidade. Isso inclui telefones fixos, a fiação elétrica e o encanamento.
  • Não toque em nenhuma tomada elétrica durante uma tempestade. Não desligue qualquer dispositivo durante uma tempestade de raios, já que o choque pode ser transferido para você.
  • Não deite em pisos de concreto, nem apoie-se contra paredes de concreto. A maioria dos tipos de concreto tem uma malha de arame, que pode conduzir eletricidade.
  • Fique fora da banheira ou do chuveiro, e evite piscinas internas.
  • Em um carro, tente evitar tocar em qualquer parte da estrutura de metal ou de vidro do carro.
4

Fique dentro de casa. Fique dentro do ambiente por pelo menos 30 minutos após o último raio. Não saia se a chuva começar a diminuir. Ainda há um risco significativo de quedas de raios em uma tempestade que parece estar mais fraca.

    5
    Adote a postura "agachamento contra raios" (ou "lightning crouch", em inglês). Agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Não deite no chão, pois isso
  1. dá ao relâmpago um alvo maior.
    • Esta é uma posição difícil de manter, e de nenhuma maneira garante a sua segurança. No entanto, ao tornar mais fácil para um raio fluir ao longo do seu corpo, ao invés de através de seus órgãos vitais, você pode ser capaz de suportar uma lesão menor causada por ele.
    • Tape os ouvidos e feche os olhos para se proteger contra raios e relâmpagos brilhantes próximos.
  2. Imagem intitulada Protect Yourself in a Thunderstorm Step 10
    6
    Esteja atento para um risco de queda de raio iminente. Se um raio estiver prestes a atingi-lo ou a surgir perto de sua localização, seu cabelo pode ficar em pé, ou você pode sentir um formigamento em sua pele. Objetos de metais leves podem vibrar, e você pode ouvir um som de estalos ou um som de "kee kee". Se você detectar algum destes sinais, adote a posição de agachamento contra raios imediatamente.
  3. Imagem intitulada Protect Yourself in a Thunderstorm Step 11
    7
    Use botas de borracha. Elas são feitas de um material que é um mau condutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário