quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Morre aos 75 anos o poeta e repentista Louro Branco



Morreu na manhã desta quinta-feira, 18, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, o repentista Francisco Maia de Queiroz, conhecido como Louro Branco. Ele tinha 75 anos e morreu em decorrência de problemas cardíacos. Estava na UTI desde o fim de dezembro de 2017. “A cantoria está de luto. Recebo agora mesmo a notícia do falecimento do poeta Louro Branco. É o último grande repentista que se vai”, postou o repentista Geraldo Amâncio nas redes sociais, e disse também que “a cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio a jato e a inteligência maior do improviso. Louro Branco incontestavelmente foi o maior repentista dos últimos anos”.
Francisco Maia de Queiroz, o popular Louro Branco, Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe – CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas cidades de : Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde morava desde 1991.
Cantou em vinte estados do Brasil, com todos os maiores cantadores do Nordeste, participou em mais de 400 festivais, tem ao todo mais de 700 composições.
*Cantando com Valdir Teles, o colega perguntou onde Louro residia e depois disse o seguinte:
Qualquer dia, meu colega
Vou conhecer sua casa…
Louro pegou na deixa e falou:
Meu cumpade, a minha casa
É uma casa tão feia…
D’um lado é um cemitério
Do outro lado a cadeia
D’um lado se come terra
Do outro se come peia.
*Blog Cantigas e Cantos
[Fotos cedidas por pelo fotógrafo Wladimir Magestá

Conhecido pelo jeito simples, era considerado um dos principais cantadores do Nordeste, tendo conquistado diversos prêmios, inclusive o de melhor cantador do país. Levou também sua poesia e arte no improviso para vários estados brasileiros, prestando grande contribuição na cultura popular. O velório deve ser realizado no Teatro Municipal e o sepultamento está previsto para acontecer nesta sexta-feira (19), no cemitério São Judas Tadeu (cemitério velho), ambos em Santa Cruz.







Santa-cruzense por reconhecimento – Recentemente, o artista foi um dos que receberam o título de cidadão santa-cruzense, honraria máxima do município, por seus feitos prestados em prol da cultura popular. A homenagem foi um pedido do vereador Ronaldo Pacas (PR) e aprovada por unanimidade no legislativo local. Louro Branco, quando ainda estava com saúde, fazia diversas apresentações, muitas delas em eventos e feiras livres de Santa Cruz e região.
<<< PUBLICIDADE: >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário